Matosinhos prepara Neutralidade Carbónica
Sessão de lançamento que decorreu no edifício da Junta de Freguesia de Lavra. envolveu Presidentes de Junta do concelho de Matosinhos, Vereadores da Câmara, Administradores das Empresas Municipais e chefias da autarquia.
A Câmara de Matosinhos traçou como objetivo reduzir em 85% as emissões de carbono até 2030, antecipando, assim, a meta de descarbonização prevista para 2050.
Recorde-se que Matosinhos atingiu, em 2020, a meta de descarbonização prevista para 2030. Face a 2009, ano em que foi elaborada a Matriz de Energia do Município (considerada, portanto, o ponto de partida para a neutralidade carbónica), foram reduzidas em 40,2% as emissões de carbono.
Com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2030, limitando a subida média de temperatura em 1,5ºC, a autarquia está a promover um conjunto de iniciativas envolvendo a comunidade para a recolha de novos contributos para desenvolver esta estratégia.
A sessão de inovação contou com a participação da presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, da vereadora do Ambiente e da Transição Energética, Manuela Álvares, do vereador da Educação, António Correia Pinto, do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, da administradora da MatosinhosHabit, Helena Vaz, e do diretor executivo da Agência de Energia do Porto, Rui Pimenta. Marcaram também presença a Presidente da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, o presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, e o presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo Carvalho.
Os participantes foram divididos em quatro mesas, cada uma dedicada a um tema: energia, mobilidade sustentável, ação do município e envolvimento das partes interessadas e financiamento.
Refletindo sobre esta temática, cada grupo apresentou sugestões de medidas e soluções a implementar com o objetivo de se atingir a neutralidade carbónica em 2030. No final, Luísa Salgueiro entregou, às empresas municipais e às uniões de freguesia, os diplomas de embaixadores da estratégia “Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030”.