AVISO - Encerramento do Mercado Municipal de Angeiras

AVISO - Encerramento do Mercado Municipal de Angeiras


A Câmara Municipal de Matosinhos tomou conhecimento, ao final da tarde do passado sábado, 4 de abril, que 2 trabalhadores de uma das operadoras económicas que desenvolvem a sua atividade no Mercado Municipal de Angeiras tinham sido submetidos ao teste à COVID-19 e deram positivo.

De imediato estabeleceram-se contatos com a Entidade de Saúde, no sentido de se obter a informação técnica sobre as medidas a aplicar neste tipo situação. Apesar da Entidade de Saúde considerar que só deveria ser limitado, desinfetado e higienizado o espaço comercial onde trabalhavam os infetados, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu encerrar todo o Mercado, nos dias de domingo e segunda-feira (dia 5 e 6 de abril), para desinfeção e higienização do espaço. Também, de acordo com a Entidade de Saúde, deveriam ser contatados todos os operadores e respetivos trabalhadores, bem como todos os colaboradores municipais afetos ao Mercado de Angeiras, no sentido de lhes transmitir, que caso sentissem algum dos sintomas identificados com a COVID-19, deveriam contatar a SNS 24, e permanecerem em casa a aguardar orientações do serviço de saúde, comunicação que está a ser efetuada pelos serviços municipais.

Desde o início desta situação anómala que se vive, a Câmara Municipal de Matosinhos tem feito todos os esforços para garantir o fornecimento de bens essenciais aos matosinhenses, através dos Mercados Municipais de Matosinhos e Angeiras, sempre em estrito respeito pelas indicações da Direção Geral da Saúde. No caso em concreto, ter-se-á em conta as orientações técnicas da Entidade de Saúde, de forma a garantir e preservar a saúde pública, bem como garantir o serviço público de fornecimento de bens essenciais à população, o que para tal temos que, inevitavelmente, contar com a responsabilidade e comportamento adequado de todos os operadores dos Mercados, assumindo medidas de prevenção e contingência adequadas, assim como de toda a população, respeitando as indicações da Direção Geral da Saúde.