Projeto “Aqui separamos com o coração”

União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo associou-se ao projeto da Lipor “Aqui separamos com o coração”, que tem como objetivo sensibilizar para a importância da separação correta dos resíduos que são produzidos diariamente.

É urgente dar um destino adequado a estes resíduos, reduzindo a pegada ecológica dos serviços da Junta de Freguesia. Temos a obrigação de dar o exemplo”, afirmou Lurdes Queirós, Presidente de Junta.

Em 2019 será reforçado o investimento em tecnologias que permitam reduzir os consumos de papel e energia dos serviços da autarquia, com vista ao cumprimento das metas propostas pela Agência de Modernização Administrativa no âmbito da poupança ambiental.

Aqui Separamos com o Coração é um projeto da Lipor e dos 8 Municípios seus associados que pretende sensibilizar os responsáveis por estes estabelecimentos para a importância da separação correta dos resíduos que produzem. Os Municípios asseguram depois, a entrega dos resíduos recolhidos nas infraestruturas da Lipor. O papel e cartão, embalagens plásticas e metálicas e vidro são encaminhados para o Centro de Triagem da Lipor, onde depois de sofrerem um processo de separação mais refinado, são enviados para Reciclagem para dar origem a novas produtos. Os orgânicos são encaminhados para a Central de Compostagem da Lipor, dando origem ao Nutrimais, um corretivo orgânico de excelente qualidade.